CAPÍTULO 036: SEGUNDA-FEIRA: 02/04/2018
Jorge Luiz fala, entusiasmado, em antecipar a data do casamento e Maria Helena não tem coragem de lhe dizer a verdade. Laura planeia vingar-se da condessa e de Jorge Luiz revelando o que acaba de descobrir sobre o passado de Maria Helena. Horácio pede-lhe que pense melhor antes de dizer o que sabe, mas Laura está decidida a vingar-se. Laura envia uma carta anónima á condessa e dentro do envelope está a carta que Maria Helena escreveu para Alfredo Martins.
CAPÍTULO 037: TERÇA-FEIRA: 03/04/2018
Jorge Luiz insiste em saber mais sobre o passado de Maria Helena. Ela tenta mudar de assunto, mas é pressionada por Jorge Luiz que garante que o noivado, o casamento e o futuro dos dois depende do que ela tem para contar. Maria Helena insiste que não tem nada para dizer. Jorge Luiz pergunta se houve outro homem na sua vida e, quando ela responde que não, ele mostra a carta que Maria Helena escreveu para Alfredo Martins. Maria Helena desmaia. Enquanto isso, do lado de fora, a condessa Vitória diz a Dom Rafael que dependendo da conversa não haverá mais casamento. Maria Helena volta a si e tenta contar toda a verdade a Jorge Luiz mas ele, muito decepcionado, nega ouvir qualquer explicação.
CAPÍTULO 038: QUARTA-FEIRA: 04/04/2018
Certo de que Alfredo Martins não cumpriu a sua palavra, de manter em segredo o que aconteceu entre ele e Maria Helena, Dom Rafael ameaça matá-lo. Alfredo defende-se e jura que não disse nada a ninguém. Dom Rafael dá-lhe um prazo de 24 horas para deixar Cuba ou o matará. Horácio presencia tudo e volta para casa apavorado. Ele conta à mãe o que aconteceu no bordel com Jorge Luiz e entre Dom Rafael e Alfredo Martins. Emília ouve a conversa e vai ao bordel de madame Lina procurar o ex-noivo. Jorge Luiz, completamente bêbedo, leva Emília para o quarto e os dois fazem amor. Na manhã seguinte, Jorge Luiz pede Emília em casamento. Uma semana depois… Jorge Luiz e Emília casam-se. Albertinho é batizado. Maria Helena recebe o hábito e passa a chamar-se Irmã Helena da Caridade.
CAPÍTULO 039: QUINTA-FEIRA: 05/04/2018
Dez anos depois, Albertinho enfrenta o preconceito dos colegas de escola por ter uma mãe negra. Jorge Luiz enfrenta sérios problemas no casamento pois Emília vive obcecada por ter um filho. Depois de passar dez anos a viver em Espanha, Maria Helena volta para Havana e é recebida carinhosamente pelo frei Estevão. Albertinho volta para casa todo sujo e magoado mas nega-se a contar o motivo da briga. Maria Dolores e Basília pressionam o menino e ele acaba por contar sobre o preconceito que vem sofrendo por ter uma mãe negra. Maria Helena confessa ao frei Estevão que durante todos esses anos não pensou noutra coisa a não ser no seu filho. Maria Helena vai a casa dos pais. Conceição emociona-se ao ver a filha mas Dom Rafael , ao contrário, é agressivo e expulsa-a de sua casa. Maria Helena enfrenta a fúria do pai e exige que ele lhe diga onde está o seu filho. Apesar de tantos anos se terem passado, Bruno, o capataz da fazenda, continua procurando Maria Dolores. Ele sai com os peões da fazenda para mais uma busca e acaba por descobrir à beira do rio a cova onde foram enterrados os corpos de Afonsa e do bebé.
CAPÍTULO 040: SEXTA-FEIRA: 06/04/2018
Bruno desenterra os corpos, encontra uma corrente que pertencia a Maria Dolores e conclui que os ossos são dela e do filho de Maria Helena. Apesar de toda a dedicação à vida religiosa, Maria Helena nunca conseguiu disfarçar a falta de vocação. A madre superiora preocupa-se com a presença dela no convento e confessa isso ao frei Estevão. Laurita e Dorinha continuam sendo grandes amigas. Seguindo os passos da mãe e da irmã, Laurita envolve-se com o sobrinho da condessa Vitória e, é claro, terá muitos problemas quando ela descobrir. Dorinha, por sua vez, está apaixonada pelo seu professor de piano. Conceição percebe que existe algo mais entre os dois e preocupa-se. Dorinha confessa que os dois estão apaixonados e a mãe pede-lhe que esqueça o rapaz pois o seu pai nunca permitirá o namoro entre os dois. A professora de Albertinho decide conversar com a sua mãe sobre o seu comportamento na escola. Ao descobrir que a mãe do menino é negra, a professora sente-se mal. Maria Dolores mostra a certidão que comprova a maternidade. A professora informa que vai cancelar a matrícula do Albertinho pois a escola é só para brancos. Bruno vai á capital e entrega a Dom Rafael a medalha que pertencia a Maria Dolores e informa que os dois estão mortos. Conceição ouve a conversa e desespera ao saber que o seu neto está morto. Emília diz à mãe que decidiu procurar uma curandeira para tentar engravidar pois o seu casamento depende desse filho.