CAPÍTULO 061: SEGUNDA-FEIRA: 07/05/2018
Basília insiste com Maria Dolores para que conte toda a verdade a Albertinho, Maria Dolores, decidida a nunca revelar a verdade sobre a origem do menino, conta-lhe que o encontrou à porta de casa dentro de uma cesta e que, por isso, não sabe quem são seus pais. Frei Estevão está a celebrar o casamento de Dorinha e de Luiggi quando Dom Rafael invade a igreja. Ele agride frei Estevão, culpa Maria Helena pela atitude da irmã. Dorinha, num pranto, pede ao pai para que não faça nada de mal a Luiggi. Mas, ele não ouve o apelo da filha e agride violentamente o rapaz. Maria Dolores está decidida a deixar Santiago. Basília e Albertinho convencem-na a viajar para Havana e procurar dom Jorge Luiz. Frei Estevão é transferido de igreja como punição por ter concordado em realizar um casamento às escondidas. Dom Rafael convida o bispo para realizar o casamento de Dorinha e Ricardo. Maria Dolores, Basília e Albertinho chegam a Havana e a primeira pessoa que encontram é Dom Rafael de Juncal.
CAPÍTULO 062: TERÇA-FEIRA: 08/05/2018
Dolores, apavorada, esconde-se na carroça enquanto Albertinho aborda Dom Rafael e a condessa para perguntar por Jorge Luiz. Dom Rafael simpatiza com o menino e oferece-se para o acompanhar ao banco. Dorinha vai ao convento e pede a Maria Helena que cante no seu casamento. Bruno vai a casa de Dom Rafael para dizer que encontrou Maria Dolores e o menino mas que eles fugiram sem deixar vestígios. Conceição ouve a conversa e emociona-se ao saber que o seu neto está vivo. Dom Rafael, furioso, despede o capataz e diz que ele mesmo se encarregará de os encontrar. Albertinho encontra Jorge Luiz e conta-lhe tudo o que aconteceu em Santiago. Dom Rafael informa a filha que mandou soltar Luiggi e que sairá de Havana no primeiro navio. Jorge Luiz instala Maria Dolores, Basília e Albertinho numa casa confortável e se coloca à disposição para o que precisarem. Chega o dia do casamento de Dorinha e Ricardo. A presença de Maria Helena perturba Jorge Luiz que aproveita a oportunidade para lhe pedir perdão pela decisão que tomou há dez anos atrás. Conceição conta a Maria Helena que Maria Dolores e o seu filho estão vivos. Luiggi assiste, escondido, ao casamento da mulher que ama. Dezoito anos depois… Albertinho está prestes a receber o seu diploma de médico. Dom Rafael está mais rabugento do que nunca. Albertinho socorre um rapaz e leva-o para o hospital. Lá conhece o Dr. Pezi.
CAPÍTULO 063: QUARTA-FEIRA: 09/05/2018
O caso do marinheiro parece grave e Albertinho diagnostica que ele está com meningite. O Dr. Pezi percebe a gravidade da situação que pode se transformar numa epidemia e pede ao jovem médico que o ajude como voluntário. Rapidamente vários casos da doença são registados na cidade. A epidemia espalha-se e Maria Helena oferece-se para trabalhar como voluntária no mesmo hospital onde Albertinho também está a trabalhar.
CAPÍTULO 064: QUINTA-FEIRA: 10/05/2018
Havana está em estado de emergência. A madre superiora começa a sentir os sintomas da doença. Nas ruas da cidade os moradores são proibidos de deixar o local para não espalhar a doença. Maria Helena e Albertinho encontram-se no hospital e olham-se de uma maneira muito especial. O jovem médico encanta-se com a maneira como a freira trata o menino doente. Dom Rafael passa pelas ruas, indiferente ao sofrimento das pessoas e negando ajuda a quem precisa. Logo depois ele sofre um acidente com a charrete batendo com a cabeça violentamente. Frei Estevão, que está a passar pelo local, encontra dom Rafael inconsciente e leva-o para o hospital. Enquanto ele procura o Dr. Pezi para contar o que aconteceu, o destino se encarrega de colocar Maria Helena diante do seu pai e ela fica desesperada ao vê-lo ferido. O Dr. Pezi informa a família que o estado de dom Rafael é muito grave e que ele precisa de ser operado com urgência.
CAPÍTULO 065: SEXTA-FEIRA: 11/05/2018
O Dr. Pezi explica que Dom Rafael está com uma hemorragia interna e precisa de uma transfusão de sangue pois, caso contrário, não resistirá à operação. Ninguém da família tem o tipo sanguíneo de dom Rafael e o Dr. Pezi decide colocar um apelo na rádio para encontrar um dador. Albertinho ouve a notícia e, mesmo contra a vontade da mãe, vai ao hospital oferecer-se como doador. Frei Estevão conta que passou os últimos dezoito anos numa pequena paróquia numa aldeia de pescadores. Conceição e Maria Helena agradecem ao frei por ter socorrido dom Rafael apesar de todo o mal que ele lhe fez. A madre superiora, sentindo que o seu fim está próximo, confessa a Maria Helena que sempre soube do seu drama e a compreendeu porque passou pela mesma experiência. Ela conta que foi para o convento sem vocação depois de lhe terem arrancado o filho dos seus braços. Jorge Luiz confessa à condessa que continua a amar Maria Helena e culpa-a pela sua infelicidade. Albertinho chega ao hospital e oferece-se como dador para salvar a vida de dom Rafael de Juncal.